5 Motivos Pelos Quais Nem Todo Curso Online Vai Resolver Seu Problema

face ads para afiliados

Quando começamos a empreitada de levar o nosso negócio para a internet, encontramos diversos “gurus” do marketing digital oferecendo cursos aparentemente muito bons, com números exorbitantes, com um discurso muito motivador como se tivessem todas as respostas. Mas será que esses cursos são realmente a solução definitiva para quem quer começar um novo empreendimento online?

e learning

Não é o objetivo desse artigo tratar sobre esse ou aquele curso em específico. Existem muitos nomes nessa indústria e eu já assisti e fiz cursos com alguns deles até começar o meu empreendimento. E nessa minha jornada de descobrir sobre o marketing online e aprender a me divulgar na internet, tive muitas boas descobertas mas também muitas frustrações. Não pretendo recomendar nenhum curso nem tampouco sugerir que evitem comprar algum. Felizmente nunca me deparei com charlatões nessa área — caso contrário faria a indicação para que evitassem. Mas vou reunir aqui algumas peculiaridades que despertaram um alerta dentro do meu processo de conhecimento.

Quando você for procurar um curso online, fique atento a esses detalhes:

#1 – Você precisa conhecer e respeitar o teu aprendizado

Cada pessoa tem uma série de facilidades e dificuldades. Alguns aprendem mais prestando atenção na aula, outros aprendem melhor estudando sozinhos em casa. Seja qual for o teu padrão, procure um curso que esteja de acordo com o teu tipo preferido de aprendizado.

Como você aprende melhor? Lendo apostilas ou vendo vídeos? Você precisa que alguém execute algo de maneira prática ou a teoria funciona melhor com você? Procure identificar o tipo de linguagem e de meio que o seu tutor utiliza em seus cursos para que você tenha certeza de aproveitar a sua capacidade de aprendizado ao máximo. Muitos desses “gurus” oferecem mini cursos gratuitos que servem como iscas para você comprar os infoprodutos mais complexos. Faça alguns desses cursos antes de se decidir; veja se a linguagem utilizada faz sentido para o teu método de aprendizado. E respeite a sua curva, a quantidade de tempo e dedicação que você precisa para se tornar bom e produtivo naquilo que está tentando fazer.

#2 – Não deve tomar nada como verdade absoluta

É preciso entender uma coisa – quando somos leigos, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento pode parecer um expert. A coisa fica muito pior quando estamos falando de marketeiros, profissionais especializados em mentalidade de consumo, processo de venda e ciclo de compra. Esses gurus que estão buscando te ensinar sobre marketing online sabem direitinho em que ponto você se encontra nessa busca de conhecimento e vão parecer muito convincentes. Quanto mais fontes de informação você possuir, mais rico será o seu aprendizado. Muitos gurus do marketing se contradizem quanto ao uso de redes sociais, táticas de email marketing, como usar um site de maneira útil e produtiva, enfim, não existem um consenso inabalável em muitos aspectos. E, com certeza, nem todos os pontos de vista são os mais apropriados para o seu negócio. 

#3 – Vender limousine não é a mesma coisa que vender laranjas

Muitos desses cursos são orientados em cima de ferramentas; como utilizar o google adwords para alavancar suas vendas, como ter uma campanha perfeita em facebook ads, como transformar o seu instagram em uma máquina de dinheiro e etc… Mas existe uma grande diferença entre vender uma limousine e vender um saco de laranjas. Muito embora você possa utilizar as mesmas ferramentas para vender ambos artigos, existe um ciclo de compra completamente diferente em cada um dos processos; influenciadores, decisores, compradores procurando informações e conteúdo em diferente etapas desse ciclo de compra.

A autoridade que se precisa ter para vender um artigo de luxo é muito diferente daquela necessária para vender frutas no seu bairro, nem maior, nem menor, apenas diferente. Isso quer dizer que a sua comunicação deve ser diferente, o vínculo que você deve desenvolver no processo de transformar um desconhecido em um cliente deve abranger outros tipos de valores. Mas sim, as ferramentas são as mesmas. Elas você aprende. Mas essas pequenas sutilezas sobre como se posicionar frente a um determinado mercado fazem toda a diferença. E quando os gurus se propõe a fazer um curso genérico, mirando no varejo, eles não conseguem retratar nada sobre essas sutilezas.

#4 – Procurar aprender de maneira ativa

O processo de aprendizado pode ser extremamente passivo, mas isso só torna o processo mais lento e sofrido. Você pode fazer com que o seu aprendizado seja realizado de maneira mais ativa. Por exemplo: nesse processo de aprender sobre marketing online eu descobri que existia um vocabulário imenso ao qual eu deveria me adequar para que tudo fosse ficando mais natural. SEO, SEM, PPC, e tantos outros termos ainda mais complicados que esse precisam ser entendidos e internalizados. Antes de chegar nesse estágio, o que mais me ajudou foi criar um glossário com todos esses termos, o qual eu vivia lendo e relendo no começo dessa minha jornada. Facilitou a vida e suavizou o aprendizado.

#5 – Não pare de procurar conhecimento em outros lugares

Os gurus brasileiros no marketing online realmente disponibilizam muito conhecimento no mercado, isso é inegável. Mas eu posso dizer com propriedade que, de todas as fontes de informação que encontrei, as mais ricas são fóruns de discussão em inglês, nos quais você encontra uma série de pessoas que estão executando práticas de marketing online para os seus empreendimentos e estão dispostos a dividir conhecimento de graça, sem tentar vender nada pra você. Lugares como o WickedFire.com ou o BlackHarWorld.com estão recheados de informações valiosíssimas. Mas aí é necessário garimpar; não chega tudo prontinho e formatado como um curso.

Concluindo

Vender na internet não é nada diferente de vender ao vivo. O que muda são as ferramentas. E mesmo sabendo usar as ferramentas, é preciso saber vender, se conectar com o seu público, entender e entregar o que ele espera, quando ele espera, onde quer que ele esteja esperando. E isso vai muito além de meramente aprender ferramentas. É marketing em seu conceito mais puro!

Janaína Sá é idealizadora e editora do site Surpreendedor.com, um portal que envolve tudo sobre o que é ser empreendedor no Brasil e no Mundo. Seja qual for a sua área, empreender é sempre uma escolha!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!