Internet Marketing Rafael Querido

Como Começar um Negócio sem Uma Receita Mágica

face ads para afiliados

Chalk drawing - concept of "think outside the box"

Talvez você esteja a todo instante buscando maneiras de ganhar dinheiro na Internet e sempre vai atrás daquelas velhas maneiras, citadas pelos ‘gurus’ do marketing digital mas nunca está de olhos abertos, atento as novidades que aparecem.

Poucas pessoas ainda falam da rede social que mais cresce, o Instagram, e ele é uma excelente fonte para você conseguir gerar o primeiro real na Internet (e até conseguir 4 ou 5 dígitos recorrentes).

“Ah Rafael, mas eu nunca usei o Instagram, nunca fiz nenhum curso e preciso aprender as ‘técnicas ninja’ para ganhar dinheiro. Besteira. Pessoas sem conhecimento algum de marketing digital estão gerando 11 mil reais por mês através do Instagram, segundo reportagem da Folha.

Qual a desculpa para não tentar fazer algo diferente?

Vivemos em uma situação no marketing digital, onde todas as pessoas buscam uma “receita de bolo” para ganhar dinheiro na Internet – muitas vezes as pessoas querem algo fácil.

Eu sei que existem diversos cursos de marketing digital (alguns ótimos, por sinal) que realmente ajudarão você a conseguir resultados através da Internet.

Mas pare para pensar um pouco: quantas outras pessoas não estão fazendo os mesmos passo a passo que os cursos ensinam? Utilizando as mesmas técnicas infalíveis que você e obtendo os mesmos resultados?

Uma coisa que eu sempre acreditei é: por mais bondoso e conhecedor que um produtor seja, ele nunca vai ensinar 100% do que faz ele construir seu império – em outras palavras, sempre vai faltar aquele “ingrediente especial”.

Mas então, como se destacar em um mercado assim?

Pode parecer clichê mas a minha sincera recomendação é que você pegue o seu conhecimento (adquirido em alguns cursos que você já fez ou talvez ainda faça) e construa algo diferente, fuja do comum, pense diferente.

Por exemplo, faça uma análise rápida das pessoas que vivem ao redor de você – das 20 ou 30 mais próximas – quantas delas conhecem o marketing digital? Talvez a sua resposta seja: 10% ou menos. Seria uma ótima oportunidade ajudar essas pessoas em seus negócios, com o seu conhecimento, por exemplo

Muitas dessas pessoas não se interessam ou não têm tempo para se dedicar a aprender técnicas. Outras, fazem coisas intuitivas como o exemplo das mulheres anônimas que estão ganhando 11 mil reais por mês com Instagram.

Elas seguiram um método para construir um Instagram de Sucesso? De forma alguma. Elas simplesmente começaram algo e foram se aperfeiçoando com o passar dos dias, se dedicando somente aquilo e buscando fazer o melhor que elas podiam – errando (sim, você vai errar) e vencendo as pequenas barreiras diárias.

Então você está me falando para criar um perfil no Instagram, Rafael?

Não, não é isso. Não estou dizendo que o segredo para você ficar rico é criar um perfil no Instagram – mas claro, ele funciona muito bem como você já viu. (E se quiser aprender como ganhar muitos seguidores no Instagram, você pode acompanhar meu trabalho).

O que eu quero te passar (e desejo do fundo do meu coração que você entenda), é que existem diferentes maneiras para ganhar dinheiro. Você não precisa seguir 100% um método só porque ‘é o fulano de tal’.

Basta que você acompanhe um ou dois mentores, aprenda suas técnicas (sejam elas pagas ou gratuitas) e veja uma maneira de aplicar no seu negócio, para que você comece a monetizar.

Uma das grandes viradas de chave na minha cabeça, foi ler o livroA Startup de 100 Dólares”.

O que eu quis dizer aqui e quero realmente que você entenda, é que oportunidades estão em todos os lugares – basta que você não esteja pensando a mesma coisa que todo mundo. Seja diferente – não se vista de banana só porque todos estão se vestindo de banana.

Para entender essa metáfora, será necessário assistir a ótima palestra do Bruno Ávila.

Um exemplo de um site de sucesso: Uma pessoa desconhecida (realmente não sei quem é), criou um site estilo classificados para “mecânicos no rio de janeiro”. Ele cobra anuidade para que mecânicos anunciem em seu site.

Ele vai ganhar seis ou sete dígitos, como muitos pregam por aí? Não, mas porque você precisa de tanto dinheiro – porque começar milionário se você não tem a mentalidade correta ainda?

Comece pequeno, faça um negócio dar certo e foque somente nele. Talvez o segredo esteja aí: respirar e viver o seu negócio e somente ele. Por mais difícil que seja, se contenha a “novas ideias brilhantes”.

Conclusão

Oportunidades sempre estarão aí, para quem quiser vê-las. Você só precisa parar de pensar em descobrir o método perfeito e começar a desenhar aquele modelo de negócio ideal para um pequeno grupo de pessoas.

E volto a dizer: você vai errar. Eu mesmo errei 4 vezes antes de criar o meu negócio (http://instadesucesso.com.br/). Espero que você tenha gostado do artigo.

 

Sobre o autor | Website

Consultor de marketing digital para Nutricionistas e Gestor de relacionamento com o cliente na Webliv.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!