SEO Evandro

A Importância Do SEO

face ads para afiliados

SEO (Search Engine Optimization)

SEO nada mais é do que a sigla para otimização de sites, e atualmente engloba um conjunto de ferramentas de suma importância para quem quer ter o seu próprio blog, seu site ou loja virtual.

É através de técnicas de SEO que se é possível colocar um página ou mesmo um site ou blog inteiro em bom posicionamento no Google e em outros mecanismos de busca, e aparecer nas primeiras colocações nesse mecanismos de busca é fundamental para o sucesso da sua página e consequentemente do seu negócio.

EsteO Google, por exemplo, coloca em suas primeiras posições aquilo que ele julga mais relevante sobre o assunto pelo qual o internauta está buscando.

O SEO surgiu da necessidade de se tornar relevante para esses mecanismo, que antes classificavam os sites e links por ordem alfabética, quando isso mudou, as técnicas de SEO se fizeram necessárias.

Nada e nem ninguém pode garantir que a partir de técnicas de SEO a sua página ou site ficará em primeiro lugar no Google, mesmo porque, os parâmetros de relevância que o Google e outros mecanismos de busca utilizam para posicionar os sites é um mistério, ninguém sabe o que exatamente influencia o posicionamento.

Mas o fato é que as técnicas de SEO tem gerado excelentes resultados e conseguido posicionar melhor muitos sites que se valem delas.

Algumas ferramentas que podem ajudar:

– Google Webmater Tools: ferramenta grátis e talvez a mais utilizada por profissionais ou não de SEO, é a ferramenta oficial do Google e gera bons resultados além de dar dicas de títulos, erros de crawling, dentre outro.

– Bing Webmater Tools: O concorrente do Google também tem a sua ferramenta e pasmem, mais completa que o Google Webmaster Tools, e a finalidade é a mesma.

– Ubbersuggest: Ferramenta gratuita e de simples usabilidade, faz pesquisas de palavras chaves. Para usar é fácil, é só colocar a palavra chave que ela verifica no Google e te oferece as sugestões.

– Google Keyword Planner: é a ferramenta oficial do Google para você fazer as suas pesquisas de palavras chaves. Geralmente é utilizada para links patrocinados, mas é versátil e muitos profissionais de SEO utilizam ela.

– Merge Words: é uma ferramenta de combinação de palavras, com isso você terá uma gama maior de palavras chaves.

– Google Free Monitor:  É uma ferramenta para monitorar rankings e da fácil uso, basta colocar a palavra chave e fazer a consulta, só não abuse nas buscas, o Google pode bloquear o seu IP, e você não quer isso.

Bem, essas ferramentas citadas a cima são apenas algumas da inúmeras que existem, tanto gratuitas quanto pagas para ajudar você a melhorar o sua página ou seu site todo.

O que vale é utilizar e ver qual se adequa melhor aos seus objetivos e qual lhe trás melhores resultados, mas para mesmo para utilizar as ferramentas, é preciso ter foco e saber onde se quer chegar.

Ainda, além das inúmeras ferramentas disponíveis, existe as chamadas técnicas Black Hat, que são consideradas ilegais, mas que muita gente usa para conseguir melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, os usuários que utilizam essas técnicas são chamados de Black Hatters.

Essas técnicas escusas   visam “enganar” o Google, e fazer ele posicionar bem um site, são criados sites que na teoria são relevantes para o mecanismo de busca.

É importante conhecer e saber o que é Black Hat, pois você pode contratar empresas para fazer o seu SEO e elas utilizarem essas técnicas, e principalmente, para você não fazer algo que possa prejudicar você.  Quem utiliza essas técnicas geralmente garante que colocaram seu site em primeiro lugar no Google em poucos dias, e isso não é possível.

Uma das técnicas mais comuns de Black Hat é o Keyword Stuffing, todos sabemos que quando se produz um texto, quanto mais se repetir ao longo do texto a palavra chave escolhida melhor será o posicionamento dele, o Keyword Stuffing nada mais é do que repetir exageradamente a palavra chave, por centenas ou milhares de vezes, à isso damos o nome de canibalização de palavra chave.

Ou ter técnica de Black Hat muito usual é a utilização de palavras ocultas, o Black Hatter oculta várias vezes a palavra chave na página e o Google lê essa página e a torna relevante, essas palavras são colocadas na mesma cor do fundo da página e a olho nu não é possível vê-las e nada é exibido ao visitante.

Enfim, existem muitas técnicas de SEO disponíveis, seja boas ou más, o importante é você conhecer a maioria para não cair em armadilhas, não se valer de trapaça e conseguir otimizar seu site de forma correta e honesta.

SEO é um conjunto de técnicas para otimização de sites mas não faz milagres, é preciso dedicação e empenho, as ferramentas estão disponíveis para serem usadas e ajudar você a melhorar sua pagina e economizar tempo, mas nada substitui o seu empenho e dedicação.

 

Artigo Escrito Por Evandro Crispim – http://www.vamoslucrar.com.br

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!