Vou falar hoje sobre os 7 Gatilhos Mentais que persuadiram a comprar o livro Marketing Digital na Prática do empreendedor português Paulo Faustino que eu sigo o trabalho. Aliás, meu primeiro curso que comprei foi dele em 2009 e se chamava Magnet Blogs onde ele ensinava como criar um blog profissional.
Passados todos esses anos o Paulo continuou se destacando eu eu continuei a acompanhar o trabalho dele.
A intenção aqui é fazer você conhecer os Gatilhos Mentais mais comuns usados em vendas.
Se você deseja vender muito na internet como afiliado, produtor, ou mesmo se tiver uma loja virtual, você precisa aprender sobre copywriting.
Eu não ia comprar esse livro porque eu pensei: eu tenho vários cursos de marketing digital e outros livros entre eles o 8Ps do Marketing Digital do Conrado Adolpho que inclusive não consegui terminar ainda, kkk. Ele é com uma bíblia do marketing digital brasileiro e seu conteúdo é espetacular.
Voltando para nosso assunto, eu não tinha a intenção de adquirir o livro Marketing Digital na Prática, mas o que me fez mudar de ideia?
O Paulo criar muito conteúdo no Instagram, ele faz muitos stories por dia, muitos mesmo, sei lá, ele deve postar creio que mais de 80 stories diariamente respondendo dúvidas dos alunos dele, dos seguidores dele, ajudando com conteúdos de valor que resolvem problemas e dores de quem vê os conteúdos dele.
Então vamos lá aos 7 gatilhos mentais que praticamente me “obrigaram” a comprar o livro:
1° Gatilho Mental da Reciprocidade
O que é esse gatilho? Quando alguém faz algo bom para você, sua tendência é retribuir esse favor, claro que não funciona 100% com todo mundo mas funciona com a grande maioria das pessoas. Exemplo: quando os pais de um coleguinha de escola do seu filho ou filha convida você e sua família para a festa de aniversário do filho deles, quando você fizer uma festa de aniversário para o seu filho ou filha adivinha?
Você vai convidar eles também.
Como o Paulo entrega muito conteúdo gratuito de valor, acabou por ativar na minha mente esse gatilho mental da reciprocidade. Esse foi apenas o primeiro dos sete que seguem.
2° Gatilho Mental da Prova Social
O que é esse gatilho? Se muitas pessoas estão fazendo determinada coisa, essa coisa tende a ser boa. Isso acontece quando você passa por uma rua e 50 pessoas estão olhando para cima, a tendência é que você também vai olhar.
Lá nos stories, ele posta fotos de várias pessoas lendo o livro dele, dando depoimentos que o livro é ótimo, dizendo que estão adorando o livro, que o conteúdo está as ajudando. E quanto mais pessoas ele mostrar comprando e tendo resultado com o livro dele, mas forte esse gatilho é acionado na mente das pessoas.
3° Gatilho Mental da Novidade
Esse gatilho é acionado quando tem coisa nova no pedaço, as pessoas adoram coisas novas. Esse é um dos principais motivos porque as marcas mudam embalagens, sabores e formas dos seus produtos.
Não é muito comum serem lançados livros sobre empreendedorismo digital no Brasil embora tenham alguns consagrados.
O Paulo começou a anunciar que teria uma grande novidade no marketing digital brasileiro, um livro que seria um tutorial de marketing digital.
4° Gatilhos Mental da Consistência
Publicar muito conteúdo, todos os dias, esse é o caminho desse gatilho. E o Paulo publica todo santo dia, sem falta, ele é consistente na publicação de conteúdo, seja no seu blog, Instagram, vídeos não importa.
Essa consistência de publicação de conteúdo gratuito de valor foi um dos que também me influenciou na compra. Quando você faz algo por muito tempo, essa ação tende a gerar resultados.
5° Gatilho Mental da Comunidade
Quando as pessoas ficam muito unidas ou próximas em torno de algo, automaticamente acabam formando uma comunidade.
Cada stories que eu via do Paulo com ele dando conteúdo rico, dando dicas, mostrando o livro na mão de alguém, depoimentos, acabou ativando em mim o senso de comunidade.
Eu me sinto pertencendo àquele grupo, sendo assim, o que nós fazemos quando nos sentimos parte de um grupo? Temos a tendência de ter as mesmas ações e comportamentos desse grupo. No meu caso, comprar o livro.
6° Gatilho Mental da Autoridade
Não me refiro à autoridade do tipo juíz, prefeito, presidente nada disso. Esse gatilho diz que, quanto mais você publica conteúdo sobre determinado assunto, as pessoas acabam vendo você como autoridade, um especialista no assunto.
E se você tem resultados no marcado e mostra esse resultado, o gatilho mental da autoridade aumenta muito mais. Lembra que eu falei no começo que comprei o primeiro curso do Paulo Faustino em 2009? Ele construiu autoridade ao longo desses anos todos para que me fizesse comprar, isso é autoridade.
Quanto mais você entrega conteúdo gratuito de valor de forma clara, espontânea, sem segundas intenções, lógico que sua intenção é vender, mas se em primeiro lugar você se concentra me entregar um conteúdo relevante você acaba se tornando uma autoridade perante à sua audiência.
7° Gatilho Mental da Credibilidade
Esse gatilho diz que as pessoas só compram de quem elas confiam.
Desde 2009 quando conheci o Paulo, ele sempre permaneceu limpo, nunca vi ele participando de esquemas ilícitos, de pirâmides nada disso.
E isso acabou gerando credibilidade e isso na internet é tudo.
A credibilidade não se constrói da noite para o dia em lugar nenhum, seja online ou off-line, leva tempo
Para perder é muito fácil, basta falar algo errado, no momento errado, fazer alguma coisa errada e a sua credibilidade vai para o ralo, para o lixo se você perder a sua credibilidade jamais vai conseguir recuperá-la, acabou, game over.
Tem casos de profissionais que conheço que participaram de esquemas, estão tentando voltar mas estão enfrentando uma resistência muito grande por parte das pessoas porque elas sabem e lembram do que eles fizeram.
Já tem aquele metáfora do copo de cristal quebrado, você pode até colar, mas a marca sempre vai ficar visível, toda vez que você olhar para o copo vai ver que houve algo errado ali.
Agora você já sabem muito sobre Gatilhos Mentais e pode começar a usar hoje mesmo.
Gostou do artigo? Se gostou ajuda a promover o meu trabalho compartilhando ele no Whatsapp ou nas redes sociais que preferir usando os botões no final do texto.
Se gostaria de aprender copywriting de uma vez por todas para vender seus produtos ou serviços, é preciso estudar e praticar muito sobre o tema.
E por fim eu quero te dar um presente.
Grande abraço! Saúde e Sucesso!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.