O Que é Empreendedorismo Digital e Como Funciona?

Escrito por Fábio Umpierre

Compartilhe agora mesmo:

Afinal, o que é o empreendedorismo digital? Se você me conhece sabe que eu sou um empreendedor digital, que trabalho com marketing digital desde de 2010, que comecei a estudar no final de 2007 e começo de 2008, mas na prática comecei em 2010.

E sabe também que hoje eu vivo só disso, dos meus negócios pela internet desde 2011.

Demorou um ano para que eu pudesse ter resultados e assim largar uma atividade de vendedor de perfumes e cosméticos, então acabei abandonando uma atividade que eu gostava muito, mas o empreendedorismo digital me proporcionou liberdade de tempo e dinheiro.

Eu não tive mais horários fixos, passei a trabalhar a partir de casa, no conforto na minha casa e tendo uma renda maior do que eu tinha anteriormente.

Comecei com 36 anos de idade. Os primeiros tempos foram difíceis porque não existiam as estruturas que têm hoje, meio de criação de páginas, de automações, todas essas facilidades que existem hoje.

Atualmente você não precisa entender nada de programação. você simplesmente aperta alguns botões e tem um blog criado, uma página de captura, uma sequência de e-mails, etc.

Quando comecei a criar uma página de captura por exemplo, eu teria que pagar uma fortuna para um programador criar uma página e captura, então eu tive que aprender html, o básico pelo menos para que eu pudesse criar páginas na internet.

Talvez você se pergunta e algumas pessoas se perguntam se o empreendedorismo digital funciona?

A pergunta não deve ser essa mais, a pergunta que você deve fazer é a seguinte: como eu vou fazer funcionar pra mim, porque já é mais que provado que funciona, você tem reportagens na Rede Globo na Record, no SBT, na Band, em todas as emissoras de tv, você tem sites confiáveis na internet, você tem tem é Terra, Yahoo, Google.

Todos falam sobre empreendedorismo digital, como pessoas comuns e também profissionais liberais de todo o tipo, levando o seu negócio pela e para a internet, para o mundo online e gerando mais autoridade, dando mais credibilidade ao negócio, alcançando mais clientes e gerando mais vendas.

Existem várias formas de você atuar na internet, inúmeras maneiras de você trabalhar o empreendedorismo digital eu vou citar aqui três formas.

1° Venda de Informação.

empreendedor digital

Falo da venda de infoprodutos digitais, mas o que é isso? São produtos que passam informação, que levam informação para outras pessoas, que ensinam a fazer algo, resolver uma dor, problema ou necessidade ou ajudam a realizar algum sonho. O e-book por exemplo é um tipo de infoproduto digital.

Exemplo: Como perder 10 quilos em 30 dias, é um produto da informação, um vídeo ensinando como cuidar da sua rosa do seu jardim, como voltar ao corpo de antes da gravidez, etc.

Você está informando a pessoa sobre fazer alguma coisa, e tem várias coisas como: aprender a cozinhar dar nó em gravata, como fritar um bife, como costurar, como seduzir uma mulher, como conquistar um homem, tudo que tem informação, seja em formato texto ou formato vídeo, ou ainda em formato de imagem (são os infográficos), é um produto da informação (infoproduto digital).

Você vai vender isso, você pega o seu conhecimento, algo que sabe fazer bem ou pega o conhecimento de alguém que tenha que têm um conhecimento específico, uma competência específica, embala, empacota em forma de infoproduto e coloca à venda.

Lógico que você precisa criar audiência (pessoas que vão prestar atenção em você na sua comunicação), vou falar sobre ela daqui a pouco.

Vamos supor que você gosta de vinhos por exemplo, eu tenho um tio que é especialista em vinhos, ele faz cursos, participa de eventos de degustação. Ele aprendeu como fazer vinhos com as próprias mãos (pés, kk) de tanto que ele gosta do tema.

Digamos que eu proponha fazer parceria com ele. Aí você pensa, mas Fábio, você não tem conhecimento nenhum sobre vinhos. E v pensou certo. Mas meu tio tem, tá captando a idéia né? Eu posso criar um infoptoduto digital, um curso em vídeo aulas por exemplo ensinando como fazer vinho artesanal.

Estou dando um exemplo deste nicho de mercado mas você pode usar em praticamente qualquer outro nicho, no seu nicho.

Você deve ter um primo, sua mãe, uma irmã, um amigo, alguém que tenha conhecimento sobre determinado assunto, você faz uma parceria, embala esse conhecimento em forma de infoproduto digital, cria uma oferta irresistível e coloca para vender em plataformas como a Hotmart, Eduzz, Monetizze, Udemy entre tantas disponíveis.

Existem pessoas procurando por informações na internet, digitando lá no Google: “como ser especialista em vinhos”, “como aprender sobre vinhos”, “qual o melhor vinho para determinada ocasião”.

Existe um público pesquisando, procurando por uma solução, aí que entra você, vai oferecer essa solução como citei no exemplo acima, pessoas querendo aprender a educar seu gato, passar em concurso público, aprender espanhol, viajar mais barato, você cria um treinamento sobre o assunto que escolher.

Está fazendo sentido para você isso? Através de conhecimento, uma habilidade ou um hobby você cria uma negócio online e se torna em empreendedor digital.

Se você gosta de rali de motos, pode dar dicas de como escolher a melhor moto, como preparar a moto para o rali, como limpar a moto, como conservar, o que fazer em determinadas pistas, vai dando conteúdo e as pessoas que estão no Google procurando sobre “como fazer rali de motos” irão te achar.

Elas vão achar o seu site, o seu produto na internet e você vai vender.

Lógico que para empreender digitalmente existem uma série de fatores, estou falando aqui de forma mais resumida, de uma forma simplificada sobre o conceito de empreendedorismo digital.

Essa é a parte da venda de infoprodutos digitais, a forma mais simples, rápida e fácil que uma pessoa pode começar, e tem gente faturando alto com venda de produtos digitais na Hotmart por exemplo.

2° – Venda de Serviços Especializados.

serviços

São serviços especializados, você vai vender o seu serviço, algo que saiba fazer bem.

Exemplo: se você é eletricista, encanador, pedreiro, freelancer, você tem várias formas de divulgar o seu trabalho, a maioria das pessoas abre um perfil no Facebook e outro no Instagram, são excelente ferramentas de promoção.

Você pode oferecer seus serviços em grupos de classificados por exemplo, sempre tem alguém precisando daquilo que v sabe resolver. Criar uma página é importante também, mas apenas para passar uma certa credibilidade e poder anunciar porque as páginas têm alcance praticamente nenhum.

É interessante você fazer um anúncio de vez em quando, faça uma postagem do tipo:

“Você precisa construir ou reformar a sua casa e não tem ninguém de confiança? Fale comigo, aí você colocar um imagem atrativa e promove investindo uns 20 ou 30 reais, valor baixo.

Digamos que você feche um serviço por 1.000 reais, olhe o retorno absurdo que teve!

O problema é que 99,99% não anuncia, têm a mentalidade pequena. Imagina que será um gasto desnecessário investir em anúncios, se assim fosse, nenhuma empresa anunciaria certo?

3° Venda de Produtos de Loja.

loja de roupas

Se você tem uma loja, pode seguir o mesmo processo descrito no item 2 mais acima. Crie perfis nas redes sociais e não tente apenas vender, eu sei que esse é o seu objetivo, mas ninguém gosta de vendedor que só fica empurrando produtos goela abaixo.

Crie conteúdo com dicas, dicas de melhores roupas, sapatos, utensílios, ferramentas, ração para animais, etc.

Tenho uma amiga na minha cidade que possui uma loja de roupas plus size. Aconselhei ela a criar vídeos e posts ajudando as pessoas que precisam dos produtos da loja dela, assim vai gerar mais autoridade, credibilidade e todos os gatilhos mentais derivados de quem trabalha com marketing de conteúdo.

Outro grande erro, empresários do mundo off-line acham que fazer marketing de conteúdo (criar conteúdo com o objetivo de atrair, engajar e converter) deve ser usado apenas por quem trabalha exclusivamente como empreendedor digital.

Conteúdo e rei e vai continuar sendo.

Como Construir Audiência no Empreendedorismo Digital?

Sem audiência você não terá vendas, ponto final. Sem pessoas não existem vendas ne produtos e serviços no mundo inteiro.

Depois que escolher qual forma de empreendedorismo digital vai fazer, você precisa começar a elaborar estratégias de marketing digital para atrair pessoas para verem seus conteúdos e ofertas.

As ferramentas que mais dão resultados na minha opinião são:

Facebook
Instagram
Blog
Youtube
Linkedin

Claro que existem outras formas e depende muito do seu nicho de mercado e do tipo de infoproduto, produto ou serviço que você vende.

Se você mantiver um fluxo constante de criação de conteúdo, com toda certeza do mundo vai começar a atrair pessoas e criar audiência para o seu negócio, não tem dúvida disso.

Mostrei aqui 3 formatos que você pode trabalhar no empreendedorismo digital. E acho que consegui fazer com que você mudasse a sua pergunta de “será que empreendedorismo digital funciona para: Como vou fazer funcionar para mim”.

E se você quer aprender como ganhar dinheiro na internet de forma séria e honesta, clica aqui nesse link e saiba mais.

Um grande abraço e fique com Deus!

Saúde e Sucesso!

Compartilhe agora mesmo:

Conteúdo Premium Revela o Passo a Passo Exato Para Você Aprender Como Viver Apenas da Sua Renda Vinda da Internet e Tudo no Piloto Automático.

Seus dados estarão 100% seguros.

Você vai gostar também:

Quer Aprender a Criar Suas Próprias Imagens?

Vai Perder Essa Oportunidade?

Imagens Atraentes Geram Mais Vendas

Mais Clientes

Mais Dinheiro

Seus dados estarão Seguros