Marketing de Rede Não é Pirâmide Financeira

Um grande erro cometido pelas pessoas e até por parte da imprensa é confundir o marketing de rede com essa pragas de pirâmides financeiras que estão assolando os negócios no Brasil. Marketing de rede é um sistema legítimo, legal praticado a quase 1 século tendo sua origem nos Estados Unidos em 1941.

Hoje nos EUA 95% das vendas diretas são feitas através de marketing de rede. No Brasil muitas pirâmides tentam se passar por marketing de rede, mas não o são.

Lembro algum tempo atrás em 1995 o chamado “Consórcio Nacional Wolksvagem”, a Wolks não tinha nem idéia do que acontecia, os golpistas usaram  nome da empresa, a credibilidade dela para atrair pessoas com o desejo de ganhar muito dinheiro, tinha que depositar uma quantia no conta de uma pessoa e as pessoas fariam o mesmo comigo e tal, bom ,você já sabe o que eu quero dizer.

Com o passar do tempo o golpe foi evoluindo, um dos principais problemas encontrados pelos piramideiros era o fato do golpe não ter um produto, hoje já tem, mas mesmo assim o produto ou serviço é só uma fachada.

Mas este artigo é apenas para você conhecer a minha opinião sobre o assunto, se você quer saber mais a respeito sugiro que leia o artigo 9 Falácias Usadas por Esquemas de Pirâmide Financeira do colega Dani Edson, até agora é o conteúdo mais completo sobre este assunto.

Fique muito atento a este assunto, não caia do golpe de confundir pirâmide financeira com marketing de rede.

Diferença Entre Marketing de Rede e Pirâmide

Eu já estou farto destes golpes, é uma praga que se prolifera, a justiça fecha uma, duas hoje, amanhã surgem cinco ou seis.

Eu tenho esperança que a justiça faça uma limpa nisso tudo, e que essas porcarias se tornem minoria, você não pode postar mais nada no seu mural do Facebook que aparecem 50 cães raivosos para ofender, você falar de uma pirâmide que alguém participa é mais ou menos a mesma coisa que você tentar tomar um osso de um cachorro pitbull faminto.

Não estou brincando, a maioria das pessoas que ganha dinheiro com esses esquemas não quer nem saber de onde vem o dinheiro, só querem é continuar ganhando, e você sabe porque elas ficam furiosas com a justiça que faz o seu papel?

Porque estas pessoas não sabem nada de marketing, não sabem fazer mais nada a não ser algumas “coisinhas”, aí quando o seu “negócio” acaba ficam perdidas e ao invés de trabalhar com blog, aprender sobre autoresponder, aprender sobre marketing no Facebook entre outros, vão atrás de outra pirâmide.

Marketing de rede é algo sério, honesto, e nunca deixe ninguém convencer você de que o MMN evoluiu, sim o MMN evolui mas a sua forma de marketing permanece a mesma, o que muda são as estratégias.

 

marketing de rede

Espero ter ajudado você a perceber a diferença entre pirâmides e marketing de rede.

Sobre o autor | Website

Consultor em Internet Marketing Fábio Umpierre estuda Marketing digital desde 2007 e ensina as pessoas a criar negócios pela internet.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

41 Comentários

  1. Ana Paula disse:

    Muito interessante, valeu por compartilhar!!!

  2. Olá Vivian,

    Muito obrigado pelo comentário e volte sempre!

    Grande abraço!

  3. Vivian Santana dos Santos disse:

    Ótimo artigo! Eu trabalho com Marketing Digital e MMN e não há coisa melhor que trabalhar em casa e não ter que depender de empregos formais e cumprir horários exaustivos, recebendo ordens e enfrentando transito! Se quiser conhecer me chame no whatszapp (31)9 9100-0723

  4. Wilson Mussati disse:

    Olá Fábio, o Brasil ainda “engatinha” no Marketing de Rede ou Marketing Multinível, essa triste realidade de empresas fraudulentas iniciarem suas atividades e prejudicar várias pessoas gera um certo preconceito à respeito desse tipo de negócio, pelo simples fato de não conhecer e não saber diferenciar. Sou um apaixonado nesse tipo de negócio. Por isso, pesquisei muito através de livros sobre o assunto e escrevi artigos sobre como escolher a empresa ideal(http://goo.gl/yjCOUG) e como desenvolver seu negócio de marketing de rede(http://goo.gl/nXfzNv). Realmente espero que nosso país amadureça nessa área de negócios que já é tendência mundial.

    Sucesso.

  5. Fábio Umpierre disse:

    A luta não termina Édio, mas creio sempre no poder da justiça, mesmo que tarde.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  6. Édio Dias disse:

    Olá, Fabio. Além de ótimo é bem oportuno esse seu artigo de esclarecimento sobre a diferença entre um MMN sério e a droga da pirâmide financeira. Mas, a “briga” contra estes não está fácil para a Justiça! Infelismente vários Políticos e pessoas do alto escalão de Governos estaduais estão fazendo “frente” em defesa desses piramideiros sem escrúpulos! Mas ainda bem que temos pessoas como você e o Dani Edson, que não tem medo de falar a verdade e ajudar as pessoas a identificar um verdadeiro MMN e não cairem nessas armadilhas “piramideiras”!

  7. Fábio Umpierre disse:

    Não entendi Walter,

    Você pediu minha opinião sobre a empresa? Depois me convida para saber como funciona? Então você já sabia como era, é isso?

  8. WALTER CYBIS disse:

    BOA NOITE FÁBIO , AGRADEÇO SUA PRONTA RESPOSTA SE ME PERMITIR LHE MANDAR COMO FUNCIONA O (BÔNUS CASH) AFINAL VC É UM CONSUMIDOR , PODE SER QUE LHE INTERESSE .
    SAIBA QUE ADMIRO MUITO SEU TRABALHO E SUA DEDICAÇÃO EM ENSINAR OUTRAS PESSOAS .
    SERÁS RECOMPESADO POR “DEUS”

  9. Fábio Umpierre disse:

    Olá Walter,

    Não conheço amigo.

  10. Walter Cybis disse:

    Boa Tarde FÁBIO .
    Gostaria de saber se vc já sabe a respeito da BÔNUS CASH .
    Vc teria uma opinião ?
    Se for possível me responda pelo e-mail .
    Desde ja agradeço .
    Fique com “DEUS” .

  11. Fábio Umpierre disse:

    Olá Luciano,

    Sim amigo, muita gente pensa assim: “Ah se estou ganhando não quero saber nada”. Graças a justiça tão criticada no Brasil parece que estão eliminando essas pirâmides.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  12. Luciano Pontelli disse:

    Olá Fábio!

    Falou e disse, tá na hora das autoridades acabar com essas porcarias mesmo.

    Mas na verdade a grande maioria do pessoal que participa desses esquemas sabem que se trata de uma pirâmide e justamente pelo fato de não precisar vender nada, só há incentivo em cadastrar pessoas.

    Como tudo na vida, o povo prefere sempre os atalhos e formas de ganhar dinheiro rápido e fácil e o restante que se exploda.

    Fico de cara com essas autoridades que não resolvem isso, ficam protelando, fazendo vista grossa e pouco caso.

    Grande abraço e sucesso sempre.

  13. Fábio Umpierre disse:

    Muito obrigado João.

    Grande abraço.

  14. João Lacerda disse:

    Muito bom, excelente artigo mesmo.

    Parabéns,

  15. Fábio Umpierre disse:

    Olá Reinaldo,

    Nunca desista amigo, você só fracassa quando desiste, se continuar sempre poderá chegar ao sucesso!!

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  16. Reinaldo Anacreto disse:

    É isso ai mesmo gostei do vídeo. Vou seguir seu conselho,não vou abandonar meu negócio na internet desejo um bom final de semana saude e sucesso

  17. Fábio Umpierre disse:

    Olá Francieli,

    Exato, nossa obrigação é fazer as pessoas entenderem a diferença entre uma e outra. Muito obrigado pelo comentário.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  18. Francieli disse:

    Ótimo post gostaria que mais pessoas lessem para saber qual a diferença e ai sim poder debater sobre o assunto. Como você disse hoje em dia não dá para falar em marketing de rede que as pessoas já começam a criticar e dizer que é furada, que vai perder dinheiro, sendo que essas pessoas nem conhecem a diferença. E gostaria de deixar o meu link da empresa na qual eu trabalho, que é super séria, legal e ética. Já esta a 13 anos no mercado, você com certeza deve conhecer. A FR Promotora é muito boa essa empresa.

    Muito sucesso para você. Fique na paz!

  19. Fábio Umpierre disse:

    Olá Francesco,

    Falou tudo amigo, nem preciso me alongar na resposta, brilhante.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  20. francesco disse:

    Olá Fabio é muito interessante que as pessoas saibam distinguir entre um MMN honesto e o de piramide financeira, mas o que acontece na verdade é que muitos só querem ganhar o dinheiro não importa da onde venha infelizmente,dês de que seja rápido e fácil não importando se os que irão entrar por ultimo vão perder. Valeu Fabio pelo post, serve como um alerta para todos que querem ou tem vontade de investir em negócios online. Abraços

  21. Fábio Umpierre disse:

    Olá Daniel,

    Lamentável mesmo é a palavra correta, muito obrigado amigo.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  22. Daniel Santos disse:

    É isso aí Fábio! Show de bola!
    É lamentável ver essa indústria maravilhosa do Marketing de Rede ser banalizada por esses esquemas financeiros…

    Parabéns Meu Amigo! Show…!
    Daniel Santos

  23. Fábio Umpierre disse:

    Olá Sérgio,

    Alegro em saber que gostou, espero ajudar muitas pessoas, essa foi minha intenção.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  24. Sérgio disse:

    Olá Fábio, mais um ótimo trabalho. Foi bom mesmo este artigo pois hoje em dia muitas pessoas ainda tem duvidas quanto a certos programas serem pirâmides ou não. Sempre vejo fulano, atacando tudo que surge, como pirâmide e tal, isso acaba deixando as pessoas com um pé atrás e elas acabam perdendo ótimas oportunidades de lucro por causa disso.
    Parabéns pela abordagem Fábio, abraços…

  25. Fábio Umpierre disse:

    Olá Daniel meu amigo,

    É mesmo, se o pessoal usasse a imaginação que tem para criar coisas boas estaríamos super bem.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  26. daniel vaz disse:

    Olá amigo Fábio Umpierre, tudo bem.
    É verdade hoje em dia está parecendo praga todos os dias aparecem esquemas duvidosos que não se sabe ao certo se é pirâmide ou não, mais com esclarecimentos como este que você disse aqui no seu vídeo fica mais fácil de saber o que é MMN e o que não é.

    Um grande abraço amigo.
    Sucesso sempre!

  27. Fábio Umpierre disse:

    Olá amigo Mário,

    Muito obrigado pela visita e fico feliz que tenha gostado do artigo, foi feito de coração.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  28. Mário disse:

    Muitos parabéns Fábio, excelente artigo e muito claro,
    admiro muito o seu trabalho, as pessoas precisam de ouvir isto, e saber distinguir o trigo do joio, é realmente insuportável esses esquemas, mais uma vez muitos parabéns! um abraço

  29. Fábio Umpierre disse:

    Grande Fábio,

    Fico super feliz que tenha gostado. Sabe porque esses esquemas fazem tanto sucesso? Porque possibilitam que qualquer um mesmo sem experiência consiga ganhar dinheiro rápido, entre escolher criar um blog, postar conteúdos, trabalhar email marketing o cara investe tudo no retorno rápido, o sucesso dos esquemas vai muito também da ganância e preguiça de alguns em aprender a fazer as coisas corretas pois isso dá trabalho.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  30. Olá amigo Fábio,

    Excelentes o artigo e o vídeo, onde você deixa bem claro que a essência do marketing de rede é a movimentação de produtos ou serviços distribuídos em rede, enquanto que a caraterística principal dos esquemas de pirâmides é a movimentação de dinheiro.

    Alguns piramideiros justificam que os esquemas são uma “nova forma de fazer marketing”, mas eu vejo como uma forma mais sofisticada de se aplicar um golpe e, segundo essas pessoas, quem não faz isso está fadado ao fracasso. Eu não penso dessa forma, pois para mim (assim como você também deixou claro) ética e honestidade são valores que não há dinheiro no mundo que pague.

    Torçamos para que a justiça cumpra o seu papel separando o que é legítimo daquilo que fere a lei. Grande abraço e sucesso sempre!

  31. Fábio Umpierre disse:

    Olá Guilherme,

    Bom eu não conheço o fucionamento da Priples, sei que está sendo investigada, procure por noticias sobre isso.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  32. Fábio Umpierre disse:

    Tomara Everton, tenho muita esperança.

    Abraço.

  33. Fábio Umpierre disse:

    Olá Ailton,

    Muito obrigado!

    É isso mesmo amigo, quanto aos link poderia me dizer onde estão?

    Abraço.

  34. Fábio Umpierre disse:

    Olá Plauto,

    Creio que seja a incompetência da justiça, eles não conseguem fiscalizar nem a si mesmos quanto mais aos outros.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  35. Fábio Umpierre disse:

    Olá,

    Exato e sabe por que? Porque as pessoas querem resultado imediato, e esses esquemas oferecem exatamente isso.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

  36. Realmente a quantidade de empresas utilizando o mesmo esquema vem crescendo no Brasil, no entanto é possível também investir em oportunidades de negócios legais e rentáveis, mas poucas pessoas se dedicam a aprender como funciona tais negócios.

  37. Pois é Fábio, concordo com você.

    Só não entendo uma coisa: porque a justiça não trabalha na prevenção e evita a legalização dessas empresas desde o começo?

    Fico pensando: se essas empresas tivessem sido melhor fiscalizadas não seria necessário correr atrás do prejuízo depois, o que é pior pois muitas pessoas vão sair prejudicadas.

    Cortar o mal pela raiz é sempre menos doloroso.

    Um abraço.

  38. Ailton Pereira disse:

    Caro Fábio,

    Quero te dar os parabéns pela sua franqueza e coragem. As pessoas querem colocar as boas oportunidades juntamente com os lixos no mesmo saco de lixo. e com depoimentos como os se pode-se separar o joio do trigo.
    Mas pela credibilidade que você tem eu estive dando uma olhada nos seus produtos e parece que o link estava quebrado.
    Não consegui ter acesso ao seu Ebook sobre paginas de aterramento e às informações sobre os seus produtos.
    Um braço e muito sucesso!

  39. Everton Dias disse:

    Já esta na hora disso acabar mesmo!

    Tomara que essa hora chegue logo!

  40. Guilherme Sousa disse:

    Oi Fabio, como vai?é como muita alegria que encontrei seu site no google, e venho aqui humildemente te pedir conselhos,creio que deve ser expert nesse negócio de marketing…cara eu estou na Priples, e o valor que tenho para receber é muito alto, o que você acha? é fraude, pirâmide…estou meio receoso de não receber esse dinheiro, mas estou divulgando pros meus amigos e parentes, agradeço se puder me ajudar… gostei muito do site, bem elaborado e organizado parabéns pelo excelente trabalho, paz e sucesso!!!