3 Dicas: Como Aumentar as Vendas do Blog!

Você tem um blog? Então lá vai uma pergunta: O que você faz pra ganhar dinheiro na internet e o que você faz pra continuar ganhando dinheiro na internet?

Quando você esta começando um blog, a sua preocupação é mais com a parte técnica, a organização e estrutura da coisa! Mas pra quem já tem projetos em andamento, sua única preocupação por toda vida será: Como aumentar as vendas do blog? Ou seja, o que fazer pra ter mais resultados, mais vendas, mais dinheiro caindo na conta?

Será que investir é a solução? Talvez uma nova parceria resolva isso, ou quem sabe fazer várias mudanças não seja a chave que vai solucionar esse enigma? Bom, pra aumentar as vendas do seu blog, você não pode simplesmente palpitar e ir chutando soluções até acertar. É importante resolver o problema de forma inteligente, fazendo uma análise de tudo antes pra depois sim, decidir o que será melhor para o seu projeto. Isto é, se realmente você quer ganhar dinheiro na internet.

Então, tudo começa em descobrir: Por que o seu blog não gera vendas? Venha comigo e vamos juntos analisar algumas situações diferentes e identificar as possíveis soluções. E antes de começar, eu sou Manassés Moraes e desde já quero agradecer ao Fabio Umpierre pela oportunidade de escrever aqui pra vocês; pois pra quem não sabe, admiro muito o trabalho do Fabio que desde sempre me inspirou e eu recomendo de olhos fehcados!

Por que seu blog não Gera Vendas?

Analisando vários e vários blogs na internet, percebi que os motivos que anulam seus resultados são pequenos e simples, as vezes a solução é trabalhosa, mas isso não a torna complicada, não confunda; ter muito trabalho pra fazer, com; ter uma tarefa difícil de executar!

Em primeiro lugar, todo blog tem os seus motivos de existência e objetivos! Vejamos algumas perguntas que farão você enxergar seu projeto de um ângulo profissional:

  • Qual o objetivo do seu blog? Porque é importante as pessoas visitarem seu blog? O que vai mudar na vida delas? Por que diabos você criou esse blog? E a resposta dessa ultima, não pode ser: pra ganhar dinheiro! Você precisa de um motivo nobre que seja pra ajudar alguém.
  • Qual o avatar do seu blog? Qual é o perfil de pessoas que você esta atraindo? Quais tipos de internautas você deseja que naveguem pelo seu blog, afinal, você esta trabalhando pra conquistar o perfil certo?
  • Qual o funil do seu blog? Ao contrário do que muitos pensam, se o seu blog é um negócio pra ganhar dinheiro na internet, ele deve ter um funil, ou seja, as pessoas chegam no seu blog e você deve criar um plano de navegação pra que elas entrem e tenham um destino certo pra sair dele; E claro, deixando pra você o email deles!

Se você não tem definido uma dessas questões acima, pode ser esse o motivo de não ter resultados ainda. Agora, se você já tem definido essas questões e mesmo assim não esta gerando vendas, o motivo então poderá ser a falta de estratégias ou até mesmo o péssimo conteúdo que esta afastando os visitantes.

Como Aumentar as Vendas do Blog

como aumentar as vendas do blog

Para um projeto em andamento, existem várias formas de melhorar, otimizar e rentabilizar para conseguir um aumento nas vendas, ou conseguir sair do zero, gerando as primeiras vendas. Mas devo sempre enfatizar que nenhuma estratégia vai funcionar 100% quando você tem um conteúdo de péssima qualidade!

Isso porque o conteúdo fala mais alto do que qualquer outra coisa. O layout pode ser o melhor do mundo, a logo original e invejável, os títulos e tópicos podem ser os mais criativos e atraentes, mas se não tiver um bom conteúdo, você vai morrer na praia. Uma ou outra estratégia pode funcionar vez ou outra, mas não vai funcionar em sua plenitude e nenhum funil vai funcionar no piloto automático por muito tempo, porque você não tem o principal que todo visitante procura, que é conteúdo de qualidade!

Dica 01: Redirecionamento no Opt-in

Opt-in é a entrada do lead na sua lista! Ou seja, quando ele se cadastra no seu blog pra receber a sua isca digital, ele é direcionado pra outra página! Essa outra página não precisa ser obrigatoriamente uma página de obrigado! Pode ser uma página de venda de algum curso em que você é afiliado!

Pode ser uma página de agradecimento do seu blog, mas com propagandas de produtos que você promove ou ainda, você pode enviar para uma resenha de um info-produto ou o seu melhor artigo. Você ainda pode redirecionar o seu novo contato, para uma página secreta do seu blog, onde você faz uma proposta, se você tiver um cupom de desconto ou tiver bônus pra entregar pela aquisição de um curso, apresente essa proposta pra ele!

O segredo dessa técnica consiste no fato do lead ter se cadastrado na sua lista, pois quando ele se cadastra, significa que você já conquistou em parte, a confiança dele! Ou seja, é uma lead quente que poderá lhe render uma comissão agora mesmo! Porém, você ainda pode redirecionar pra outra página de captura que tenha funil de vendas; ele já esta na sua lista, então tem grande chance dessa lead se cadastrar em mais uma lista e entrar para um funil onde poderá lhe render comissões no futuro próximo!

Mas nunca se esqueça de uma coisa fundamental, ninguém entra em um blog pra se cadastrar na lista. Todos entram atrás de conteúdo! O que vai fazer ele entrar pra sua lista é: O seu conteúdo, a força da sua proposta, a solução que a sua isca digital traz pra ele e também a sua simpatia como pessoa; e isso o visitante percebe pela organização do blog, pela sua foto e principalmente pela sua forma de escrever e se expressar.

Dica 02: Banner no Início e fim dos Artigos

Sempre enfatizando a importância do conteúdo de qualidade! E pra funcionar essa técnica, ter um bom conteúdo é fundamental! Você vai inserir banners no início e no final do seu artigo. Poderá ser um banner ou até dois lado a lado; você decide.

Isso funciona porque o seu conteúdo, se for bom, se for interessante ao visitante, vai fidelizá-lo! Se o visitante ficar satisfeito com o conteúdo do blog e agradecido pela solução que você trouxe a ele, pelo problema que você resolveu, pela dor de cabeça que você tirou dele; Então ele vai sentir que te deve alguma coisa por isso, vai desejar te fazer um favor de volta pra compensar! Isso se chama: Reciprocidade.

E advinha, o favor mais interessante que ele poderá te fazer é clicar em um daqueles banners e fazer a aquisição! Ou seja, assim ele continua se ajudando, porque ele vai aprender mais com o curso, e ainda consegue retribuir o favor pra você!

Eu mesmo aplico essa técnica no meu blog, onde também ensino as pessoas a como ganhar dinheiro na internet, e de tempo em tempo eu troco os banners, faço teste com outros produtos pra verificar qual deles converte mais. Ás vezes eu direciono o banner pra uma resenha de um produto que esta relacionado á proposta apresentada naquele banner. A criatividade não tem limites!

Dica 03: Canal no Youtube (Revisões e Depoimentos)

3dicas-para-vender-maisCom um canal no youtube, você possui mais poder de fogo pra gerar vendas e comissões. Os vídeos atualmente falam mais auto no assunto conversão! E você deve usar isso ao seu favor. Mesmo que você não seja um expert em criação e otimização de vídeos para o youtube, poderá usar duas técnicas simples que geram vendas de forma eficaz.

A primeira, eu chamo de revisão! É quando você grava um vídeo mostrando o que tem dentro do curso, módulo por módulo, aula por aula. Esses vídeos ajudam as pessoas indecisas a decidir por comprar o curso e aqueles que não confiavam e não sabiam se o curso valeria a pena, irão tirar suas conclusões também.

É importante você falar dos benefícios, tomando cuidado pra não focar na quantidade de coisas que o cliente vai aprender e sim no que ele poderá fazer após ter aprendido tudo! Ou seja, o resultado do aprendizado é o benefício para o cliente, pense nisso!

A segunda forma de gravar vídeos que geram vendas é com depoimentos! Sim, quando você grava um vídeo depoimento fazendo uma recomendação daquele curso ou produto, você esta cativando as pessoas e hoje em dia, muita coisa nós fazemos por indicação! Assistimos filme por indicação, lemos um livro por indicação, conseguimos emprego por indicação também compramos coisas por indicação. Então grave seu depoimento agora mesmo!

Como Perder Vendas

É estranho falar de perder vendas em um artigo onde ensino a realizar vendas. Mas é importante saber o que pode te fazer perder vendas, assim você conseguirá evitar essas coisas e se por acaso estiver fazendo algo do que vou citar agora, pare imediatamente!

Você esta exagerando nos banners na sidebar e chamadas pra ação em toda parte? É hora de rever isso, parecer desesperado pra gerar vendas, vai afastar os leitores, pois quando parece que você só quer vender, ficamos com a impressão de que você esta escrevendo qualquer coisa no seu blog. Você deve sempre passar a impressão de: Quero ajudar!

O layout do seu blog esta arrumado? É fácil encontrar informações nele? Ter um menu bem organizado, ou até mesmo um mapa do blog na sidebar, vai ajudar e muito os seus visitantes a navegarem com facilidade no blog. A má navegação empurra as visitas para o seu concorrente. Descubra o que mais eles querem e deixe isso bem visível no blog. Veja no analytics quais os seus artigos mais visitados e coloque isso em evidência com fácil acesso.

Você esta escrevendo resenhas dos produtos que você promove? Escrever resenhas é importante pra avisar o leitor que você apoia e recomenda aquele produto. Eu já perdi vendas pelo simples fato dos meus leitores não saberem que eu promovia tal produto. Pense nisso, faça resenhas!

Você esta tentando vender só com banners ou só com artigos? Nem todos os seus leitores vão clicar em banners, uma grande maioria vai ler o seu conteúdo, outros vão apenas passar os olhos. Pra quem vai apenas folhear as páginas do seu blog sem nada consumir, é interessante o banner. Porém os leitores mais fiéis, costumam ignorar o banner e ler o artigo, então se você não promove nada no final dos seus artigos, comece a fazer isso imediatamente, é aí que esta o ouro!

Finalizando…

Bom, eu espero que você tenha gostado de ler esse artigo, tanto quanto eu gostei de escrever pra você! Se ficar com alguma dúvida, tiver uma sugestão ou quiser até mesmo acrescentar algo, deixe seu comentário. Afinal, eu tenho certeza de que deixei passar algo.. Será que você descobre? Comente…

Sobre o autor | Website

Trabalho com internet há anos e nada melhor do que isso, viver de internet e trabalhar fazendo o que mais gosto, de onde e quando eu quero, sem precisar pegar ônibus ou trânsito.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Boa Manassés, este conteúdo está abrindo novos horizontes dando mais visão para iniciantes nesse mercado.

  2. Olá Manassés,

    Eu que agradeço pela honra de ter um post escrito por você aqui no blog. Gostei muita das dicas, eu mesmo exagerava nos banners na sidebar e mudei isso, os vídeos também são muito poderosos, enfim, show de bola seu artigo e quem agradece sou eu a as pessoas que o lerem.

    Grande abraço!