Como Criar Audiência Com Marketing Digital

Escrito por Fábio Umpierre

Compartilhe agora mesmo:

Eu vou mostrar para você nesse artigo como criar audiência no marketing digital e a importância dela para o seu negócio. Essa ferramenta é uma das mais poderosas formas para vender como afiliado, para ganhar dinheiro na internet de forma consistente e com lucros cada vez maiores.

Se você dominar a construção de audiência, vai ganhar um poder imensurável para ter nas mãos, é quase como ter uma caixa eletrônico dentro de casa.

O Que é Audiência no Marketing Digital?

Audiência são pessoas interessadas em sua mensagem, naquilo que você tem a dizer, que vão dar a atenção delas para você. Ele se apresenta na forma de visitantes do seu site e consumidores de seu conteúdo e produtos.

Qual a Diferença Entre Audiência, Público Alvo e Persona?

Agora que você já sabe o que é audiência no marketing digital, vou explicar outros dois termos que podem se confundir um pouco com ela mas que são diferentes na sua essência.

O Que é Público Alvo?

O público-alvo é mais amplo, geral e não direcionado a pessoas específicas. Ele é criado com base em informações socio-econômicas, dados demográficos relevantes e dados comportamentais. Essas pessoas pertencem a um grupo maior e podem precisar de seus produtos ou serviços.

Em outras palavras, você deseja atrair e possuir clientes. Antes da Internet, o público-alvo era o indicador mais comum para definir os parceiros de comunicação da empresa. Hoje, ele ainda é usado para lançamento de produtos, mercados de teste e outros fins.

O Que é Persona?

Persona ou Buyer Persona é um perfil criado a partir de dados em seu mercado, rede e pesquisa, ou seja, uma definição específica de um cliente. Com o advento da Internet e do marketing digital, as relações com o consumidor mudaram.

A empresa presta mais atenção em fornecer aos clientes uma experiência de compra satisfatória, e os clientes cada vez mais entenderão, demandarão e participarão da marca.

Esta mudança é de significado decisivo para o desenvolvimento de um novo modelo, que conta com tabelas com mais informações e informações detalhadas sobre hábitos de consumo, vida pessoal, problemas e preocupações, enfim, é útil para o direcionamento do desenvolvimento da empresa e relacionamento com a empresa.

Em termos simples, a persona é uma projeção do seu cliente ideal.

Como Criar Audiência?

marketing digital

O primeiro passo para construir audiência é ganhar a atenção do seu cliente, sem atenção não tem como ter conversa, e onde está a atenção hoje? Está no digital, já está menos nos outdoors, na televisão, revistas. Se você sai para almoçar e levanta a cabeça, as pessoas estão no celular, se está no carro elas estão no celular.

Só que para você chamar a atenção no digital, você não pode forçar, tem conquistar, e à partir disso entender para que as pessoas olham o celular para três coisas:

Se Entreter;
Se Conectar;
Se Informar.

Vou falar sobre essa última, você tem que dar informação para sua audiência, ou seja, criar conteúdo, aqui entra o famoso marketing de conteúdo.

Como Criar Conteúdo Para Sua Audiência?

criar conteudo para audiencia

A melhor forma está no formato de vídeo. Publicando conteúdo que resolva dores, problemas, necessidades ou que aproxime sua audiência de realizar o sonho dela, você demonstra expertise.

Também é importante publicar vídeos curtos e longos que também são chamados de Nutella (Vídeos curtos) e Raíz (Vídeos longos).

Qual a melhor Mídia Para Construir Audiência?

Depende do seu objetivo, e até já respondi qual a minha preferência acima, mas vamos lá:

1° – Youtube – A primeira forma de você criar uma audiência online é no Youtube. Se você criar um canal no Youtube você consegue criar você consegue criar audiência entregando o conteúdo de valor no seu canal.

Muitas pessoas pensam que para você que criar um canal no Youtube é preciso se tornar um Youtuber. Eu não sou Youtuber, mas utilizo o Youtube como um canal de criação de conteúdos e de geração de audiência. Muitas pessoas têm o objetivo apenas de faturar com o Youtube usando o Google Adsense.

O meu objetivo é criar uma audiência para o meu negócio e o Youtube é uma excelente ferramenta para isso porque você consegue gerar muito tráfego orgânico, atrair muita gente de forma natural sem que você precise gastar dinheiro com isso.

Veja essa playlist do meu canal ensinando como usar o Youtube para vendas:


Claro que você vai gastar o seu tempo na produção de conteúdo que não é nada fácil, mas vale muito a pena.

2° – Instagram – Você pode criar uma audiência de dentro do Instagram e para isso vai precisar utilizar de muitos recursos visuais como vídeos e posts interessantes, o Instagram também é um excelente canal para você criar essa audiência porque ele tem muitos usuários.

É muito provável que você encontre o seu cliente por lá também já que é uma das redes sociais mais utilizadas hoje em dia, também é outra excelente fonte de aquisição de tráfego e de geração construção de audiência.

3° – Blog – Você pode criar artigos neste blog, isso vai fazer com que você atraia pessoas pelo seu conteúdo também, só que nesse caso seriam conteúdos escritos, você vai atrair as pessoas através dos mecanismos de busca como Google.

As pessoas vão pesquisar no Google, vão encontrar os seus artigos no seu blog, acessar o seu blog, conhecer sua empresa, seu produto ou serviço, essa também é uma excelente forma de você criar uma audiência engajada.

criar negócio online

Para ter resultados com seu blog de conteúdo é um jogo de longo prazo, eles acontecem mais devagar porque vai depender também de você trabalhar a otimização (SEO) dos seus posts, da estrutura do seu blog, tudo isso vai impactar na atração dessa audiência mas vale muito a pena se você está começando a trabalhar com o seu negócio online é ideal que você tenha um blog para que você tenha essa presença também nesse tipo de mídia.

Isso é muito importante, você conseguir entregar conteúdo no máximo de canais possíveis, então o blog também é uma coisa extremamente necessária, caso você esteja começando agora e ainda não tem o seu blog, é muito importante você criar um para entregar esse conteúdo.

E quando falo em blog esqueça o Blogspot (Blogger), falo de um blog profissional em WordPress.

4° – Grupo no Facebook – Eu aconselho que você trabalhe mais com grupo do com Fanpage.

No grupo vão entrar somente pessoas interessadas, você terá certeza que aquela pessoa tem interesse naquele assunto. Trabalhar orgânico na Fanpage está bem mais difícil hoje em dia.

É interessante sim você ter a sua Fanpage, você precisa ter presença no Facebook sem dúvida nenhuma porque a maioria da população mundial está no lá. Mas o ideal é que você trabalhe através de grupo.

Você pode cria um grupo de nicho, na audiência ao redor daquele tema também podem ter clientes potenciais para seu negócio.

facebook marketing

5° – Materiais Gratuitos – Também temos é materiais gratuitos que são uma excelente forma de você atrair as pessoas e você conseguir até criar sua lista de e-mails através desses materiais.

Além de todo o seu conteúdo que você pode entregar no Youtube, no Instagram e no Facebook, é importante que você tenha esses materiais gratuitos para se aproximar mais do seu prospecto e assim consiga criar com eles um relacionamento.

Veja também:

Até porque os materiais gratuitos que são as recompensas digitais, têm muito mais valor agregado do que às vezes um vídeo ou um artigo no seu blog, por isso é super importante que você crie materiais gratuitos para reforçar esse seu relacionamento com seu cliente potencial.

Você aumentar sua audiência oferecendo esse material gratuito.

6° – Whatsapp e Telegran – Criar um grupo ou canal para oferecer dicas relacionadas ao seu nicho de mercado é uma excelente maneira para construir uma audiência com enorme potencial de compra.

Imagine o nível do gatilho da Reciprocidade e Autoridade que você cria na mente das pessoas com esse tipo de estratégia de marketing digital!

whatsapp

7° Anúncios – Existem também as formas pagas de atrair a audiência, também chamada de tráfego pago.

É uma excelente forma para você criar uma audiência quando você está começando. Se você pensa em atrair audiência apenas de forma gratuita, você vai demorar muito para construir sua a audiência. Se você quer acelerar o seu negócio, é interessante que invista para atrair audiência.

Um grande mito que se criou é o de que sai muito caro investir em tráfego, só no Youtube por exemplo, tem vídeos que eu pago apenas R$ 0,03 a R$ 0,10 por visualização, isso é muito barato.

O tráfego pago vai acelerar o processo de uma forma extremamente importante e muito relevante para o seu negócio, vale sim muito a pena você investir em anúncios para a atração de audiência, de pessoas ao redor seu negócio, porque isso vai impulsionar o seu negócio e fazer com que tudo aconteça de forma muito mais rápida.

Se não estiver disposto a investir, precisar estar disposto a ter paciência e esperar pelos resultados orgânicos que você vai ter através do Youtube, artigos no seu blog, presença nas mídias sociais tudo isso vai criar essa audiência de forma orgânica.

marketing de conteudo

Mesmo que você esteja disposto a investir é importante que você também faça esse trabalho orgânico para que você tenha um resultado mais a longo prazo, isso vai complementar o seu resultado.

Essas são as formas de você criar uma audiência online como forma de atrair essas pessoas para seu negócio e criar relacionamento com elas.

Resumindo, faça uma mescla entre tráfego orgânico e tráfego pago.

Depois de ter lido esse artigo você já deu um passo gigantesco para começar seu negócio onlide com sucesso.

Se você quer dar um passo adiante eu posso te ajudar. Criei um treinamento 100% gratuito para vender como afiliado, batizei de Vendas Automáticas na Internet. Basta Clicar Aqui e se inscrever gratuitamente.

Compartilhe agora mesmo:

Conteúdo Premium Revela o Passo a Passo Exato Para Você Aprender Como Viver Apenas da Sua Renda Vinda da Internet e Tudo no Piloto Automático.

Seus dados estarão 100% seguros.

Você vai gostar também:

Quer Aprender a Criar Suas Próprias Imagens?

Vai Perder Essa Oportunidade?

Imagens Atraentes Geram Mais Vendas

Mais Clientes

Mais Dinheiro

Seus dados estarão Seguros